Como reinventar a sua ocupação profissional




Está a lançar-se numa nova carreira? Está a trabalhar por conta própria pela primeira vez? Mudou de cidade? É sempre difícil mudar de trabalho, especialmente quando se está a começar do zero. Por isso, queremos dar-lhe algumas dicas para conseguir reinventar a sua ocupação profissional.


A primeira dificuldade que vai enfrentar é arranjar clientes. Inicialmente só vai ter clientes do “boca a boca” – isto é, recomendações dos seus amigos e, depois, de clientes para outros clientes. Embora seja muito bom ter este tipo de recomendações, provavelmente a sua rede de contactos é limitada e não chega para “tirar” o seu ordenado.


Nesta altura, talvez decida começar um perfil nas redes sociais ou distribuir panfletos na rua. Ambas as acções podem trazer bons resultados. O problema é que as redes sociais também crescem devagar, especialmente agora que tanto o Facebook como o Instagram forçam as contas empresariais a pagar anúncios para terem alcance.


Ainda assim, se conseguir criar conteúdo viral, publicar testemunhos de antigos clientes e mostrar o “antes” e o “depois”, essas publicações podem valer-lhe clientes. Além disso, mesmo que chegue a um cliente de outra forma, de certeza que o potencial cliente vai pesquisar o seu nome na internet. Se encontrar uma boa presença nas redes sociais e avaliações positivas, aumenta a sua confiança.


Mas, se está numa corrida contra o tempo para encontrar novos clientes e precisa mesmo, mesmo de trabalho, há outra estratégia que deve experimentar. Ao ser um especialista Fixando – ou seja, ao registar-se na plataforma como profissional – vai chegar a pessoas que já estão à procura dos seus serviços, o que aumenta a sua probabilidade de sucesso.


Agora, atenção: os clientes não recebem só o seu orçamento! Na verdade, podem receber até 5 orçamentos gratuitamente. Se está a começar e precisa de ganhar boas avaliações, tente apresentar um orçamento competitivo e preencher o seu perfil de forma a transmitir segurança e profissionalismo, mesmo que só esteja a começar. Gostou? Veja aqui mais dicas sobre como aprender a ser um especialista.

Comentários

Mensagens populares