Como controlar o vício do chocolate



Olá a todas! Tenho estado ausente do blog, mas continuo por aqui. O regresso à rotina tem sido difícil, mas pouco a pouco vou-me habituando. Não sei quanto a vocês, mas o stress do regresso ao trabalho dá-me vontade de comer chocolate.


Entre apetites e tentativas de experimentar paladares novos, lembrei-me de vos deixar uma recomendação. Enquanto eu não volto em força ao blog, podem seguir a As leis de Lima, um blog que sigo há algum tempo e que fala sobre as melhores coisas da vida.


O último post que li sobre a Casa Grande, o hotel e a fábrica de chocolate de Viana do Castelo, fez-me salivar. Também foi no blog da Paula que vi a receita dos ovos de chocolate de Páscoa e já sabem que eu sou uma super fã da caça aos ovos de Páscoa!


Mas como tudo que é exagero faz mal, quero voltar à dieta e a ter uma alimentação saudável. Assumo aqui no blog o compromisso de comer menos chocolate. Aqui estão os meus 5 passos para superar o vício do chocolate:


1. Identificar porque é que como tanto chocolate. Será só pelo regresso ao trabalho? Será mesmo fome? Será tédio? Será que leio demasiados blogs sobre chocolate e é isso que me dá apetite?


2. Diminuir a quantidade de chocolate que como. Vou diminuir a quantidade de chocolate que como por dia aos poucos, para me ir habituando ao novo regime. É possível que nos primeiros dias substitua por outras coisas doces (por ex., rebuçados de mel).


3. Substituir o chocolate por alimentos saudáveis. A minha intenção é ir substituindo o chocolate por alimentos saudáveis, como os frutos secos, as bagas ou as barritas de granola caseiras.


4. Substituir o chocolate nas receitas. Procurar alternativas saudáveis também nas receitas: o cacau tem muitos benefícios, mas a manteiga de cacau é rica em gordura. Uma ideia é substituir por pasta de tâmaras com cacau magro em pó, sem adicionantes.


5. Deixar de comprar chocolate cada vez que vou ao supermercado! Porque agora não consigo: trago sempre qualquer coisa. O chocolate devia ser um “bónus” e não uma sobremesa normal.

Comentários

Mensagens populares