Como criar um logótipo profissional online

Um logótipo é muito mais do que um desenho bonito. É o símbolo do seu negócio, a primeira impressão que transmite ao mundo e, muitas vezes, o detalhe que faz alguém lembrar-se (ou esquecer-se) de si. Por isso, é um aspecto que não deve apressar. Pelo contrário, vale a pena pensar bem no assunto. Mas não se preocupe, porque pode fazer tudo sem sair de casa. Vejamos como criar um logótipo profissional online.





1. Saber o que quer comunicar

Em primeiro lugar, precisa de ter claro o que o seu logótipo vai representar. O que quer transmitir? Quer ter uma imagem de marca mais formal ou descontraída? Prefere uma comunicação mais minimalista e sofisticada, ou expressiva? Por exemplo, se quer abrir um café de especialidade, mais restrito e dispendioso, talvez a primeira opção seja melhor. Mas, se quer abrir um café relaxado e saudável, a segunda é mais interessante.

👉 A propósito, fique a conhecer as principais tendências de logótipos em Portugal.


2. Definir as cores e o estilo de letra

Agora que já tem mais claro aquilo que quer transmitir com o seu logo, vamos passar da teoria à prática. Quais são as cores e o estilo de letra que representam essa mensagem? Por exemplo, se o seu café serve comida caseira, as cores quentes transmitem mais familiaridade. Por outro lado, o verde sugere natureza e frescura. É muito interessante explorar a psicologia das cores para planear o seu logo. 

Depois temos a questão do estilo de letra, ou fonte, que também é muito importante. As letras serifadas (ou seja, com curvas e rabinhos) são muito clássicas. Por outro lado, as letras sem serifa são letras limpas, que transmitem modernidade. Mas, independentemente do estilo de letra que preferir, há uma coisa que precisa de ter em atenção: as letras devem ler-se bem, mesmo à distância. 


3. Criar um conceito para o logótipo

Agora, vamos tentar envolver tudo num conceito. Como é que vai juntar todos os elementos num logótpico? Quer só o nome estilizado, ou também gostava de um símbolo? Algumas empresas têm apenas um logótipo tipográfico (apenas o nome, como a Netflix), um ícone (por exemplo, a maçã da Apple), e outras têm um logótipo abstracto (um logo que representam a marca sem ser literal, como o Instagram).


4. Escolher as ferramentas certas

Existem dezenas de plataformas online para criar logótipos, muitas gratuitas ou com preços acessíveis. Desde que saiba dar o prompt, isto é, explicar os valores que quer transmitir, as cores e as fontes de que gosta, pode usar a inteligiência artificial para criar um logotipo online. O ChatGPT é a ferramenta mais conhecida, mas também pode experimentar o Canva ou o Looka. Temos a certeza que alguma ferramenta lhe vai agradar. 


5. Usar formatos correctos

Quando terminar de criar o seu logótipo, certifique-se de guardar o logótipo em formatos adequados e para todas as ocasiões. Precisa de ter, por exemplo, um PNG em fundo transparente para usar sobre diferentes cores e imagens, incluindo online. Os formatos SVG e EPS são formatos vectoriais que permitem redimensionar o logo, incluindo em grandes dimensões, caso queira imprimir. E depois pode querer variações com fundo branco, fundo preto, formato para embalagens, etc, consoante o tipo de empresa. 


6. Contratar um profissional

Não tem nenhuma ideia para o conceito? Se visse o símbolo que a IA gerou, lembrava-se da marca? Tem de pagar para ter o logótipo no formato que quer? Não está contente com os resultados sugeridos? Quantas mais dúvidas, mais motivos para contratar um designer profissional para fazer o logo. O designer não só arranjará um conceito, como entrega todos os formatos e variações de que pode vir a precisar. 

Se não conhece nenhum designer, pode criar um logótipo online com a Fixando. Ao publicar o seu pedido na plataforma, basta escolher a opção “o serviço pode ser prestado remotamente ou à distância”. A seguir, vai receber contactos de designers que trabalham online e que depois lhe entregam o logo em formato digital, tudo sem ter de sair de casa. Mais fácil é impossível! 


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