Guia completo para orçamentos de ar condicionado: factores a considerar e como obter o melhor preço

Há imensos factores que influenciam o preço do ar condicionado. Antes de mais,  o preço do ar condicionado depende do tipo de modelo. Um ar condicionado mono-split é mais barato do que um multisplit, um aparelho simples é mais barato do que um inverter. Depois, precisamos de ter em consideração a marca e as características do aparelho em si, como a capacidade (medida em BTUs), se é inteligente, e por aí em diante.




Regra número um: não comprar um ar condicionado mais potente do que o necessário

Nem sempre mais é melhor. No que toca ao ar condicionado, o ideal é comprar um aparelho com 100 watts por cada metro quadrado ou 600 a 800 BTUs por metro quadrado. Não vale a pena comprar um ar condicionado com uma capacidade superior, porque não só vai estar a desperdiçar energia. A nível de conforto, não vai sentir qualquer diferença. 


A propósito, quero esclarecer o que são as BTUs. A sigla significa British Thermal Units. Este valor indica a quantidade de calor que o aparelho extrai de um espaço num determinado período de tempo Por isso, tem de escolher a quantidade certa de BTUs para o espaço que quer climatizar. Não devem ser nem a mais, nem a menos. 


No geral, 600 BTUs por metro quadrado é o suficiente. No entanto, se tiver uma casa orientada a poente, com muita exposição solar, numa zona com temperaturas extremas, com muitos vãos (janelas e marquisas, por exemplo), é melhor aproximar-se do limite superior de 800 BTUs por metro quadrado. 




Tenha em consideração a eficiência energética

Outra questão importante a ter em consideração é a classificação energética do ar condicionado. Os aparelhos mais eficientes são mais dispendiosos, mas traduzem-se em poupanças nos anos seguintes. Por isso, se prevê usar o ar condicionado bastantes dias por ano, pode ser uma poupança a longo prazo. 


Tecnologia inverter vs. convencional

Ao escolher um ar condicionado, convém perceber se utiliza tecnologia inverter ou se é um modelo tradicional . Os aparelhos com tecnologia inverter ajustam a velocidade do compressor conforme a necessidade de refrigeração e mantêm uma temperatura constante. Por isso, são mais eficientes… mas também são mais dispendiosos. 


Já os modelos tradicionais funcionam com ciclos de liga-desliga (on-off), o que aumenta o consumo de energia. No entanto, são os modelos mais económicos. Por isso, só faz sentido se estiver à procura de uma solução para “desenrrascar” a curto ou médio prazo.  


Finalmente, há a questão dos monosplit (que servem apenas uma divisão) e dos multisplit (que permitem instalar unidades em várias divisões com apenas uma unidade exterior). Se tem espaço limitado, pode ser a única solução para refrescar todos os compartimentos da casa.


Compare orçamentos para a  instalação


Outra coisa que deve ter em consideração no orçamento para o ar condicionado é a instalação. Algumas lojas vendem ar condicionados a preços bastante competitivos, mas raramente incluem a instalação. Outras disponibilizam esse serviço por um valor extra, geralmente avultado. Por isso, recomendo pedir orçamentos para a instalação de ar condicionados com alguma antecedência. 


Dito isto, o orçamento para a instalação de ar condicionado varia consoante um conjunto de factores. Em primeiro lugar, se é necessário instalar unidades exteriores em locais de difícil acesso. Depois, se é necessário instalar condutos para drenar a água do ar condicionado. E, finalmente, conforme o tipo de aparelho a instalar: se é multisplit (serve para várias divisões) ou monosplit, e por aí em diante. 


Os níveis de ruído


Agora que já abordámos todas as questões realcionados com o conforto térmico, o nível de ruído pode ser um factor de desempate. Escolha sempre um modelo que faça menos ruído, desde que a diferença de preço não seja considerável. Por norma, os modelos split inverter tendem a ser mais silenciosos do que os tradicionais porque operam de forma mais contínua e suave. No entanto, mesmo entre os modelos inverter, existem variações significativas no nível de ruído.

As marcas fazem diferença 


Outra questão que também se coloca é se vale a pena comprar um ar condicionado de marca ou não. Na minha perspectiva, vale a pena investir em marcas reconhecidas. Isto porque são marcas que disponibilizam mais apoio técnico, peças de substituição e gratnias de manutenção. Outras marcas que chegaram recentemente ao mercado não oferecem as mesmas garantias de manutenção. Quando o aparelho avaria, adeus. 


Portanto, a primeira coisa a ter em consideração é o número de BTUs necessárias para a área onde quer instalar o ar condicionado. A seguir, compare diferentes modelos (inverter vs convencional, mono vs multisplit), os níveis de ruído e as garantias da marca. Por último, não se esqueça de comparar os serviços para instalação do ar condicionado



Comentários

Mensagens populares