Tendências de plantas decorativas para interiores em 2025
Não é por acaso que o IKEA sempre teve uma secção de plantas para interiores. As plantas dão uma sensação de bem-estar, além de fazerem com que a casa pareça mais arejada e até mais limpa. No entanto, foi a pandemia de covid que cimentou as plantas decorativas no design de interiores. As plantas fazem com que qualquer espaço pareça menos claustrofóbico, especialmente se estamos a falar de um apartamento pequeno: é quase como se fosse uma continuação da varanda, do espaço exterior. Posto isto, aqui estão algumas tendências de plantas decorativas para interiores em 2025!
1. Plantas tropicais e exóticas
Depois de anos com cores neutros, como o branco e o bege, só resta o cinza rato. Na maioria das lojas de interiores já encontramos armários, cozinhas e acessórios de decoração em cores fortes, como verde oceano ou azul profundo. A combinar com estes tons temos uma tendência para a ‘tropicália’, com plantas que nos transportam para um certo exotismo. Entre as tendências de plantas decorativas para 2025 encontramos a Monstera Deliciosa, a Palmeira Kentia e o Filodendro. Apesar de serem plantas tropicais, sobrevivem bem em interiores aquecidos, não precisam de luz solar directa e dão um bocadinho de funk até aos ambientes mais pálidos.
2. Suculentas e cactos
Outra tendência de plantas decorativas para 2025 são as suculentas e os cactos. Como são plantas que exigem pouca manutenção, até as pessoas com um ritmo de vida mais agitado são capazes de as manter durante muito tempo. Além disso, exigem pouca água – o que é uma mais valia gigante para quem vive em zonas secas no Verão. De resto, as suculentas e os cactos não têm de se reduzir a um cacto triste na janela. Há suculentas de várias cores, incluindo com flores! Procurem uma loja especializada na vossa zona e de certeza que encontram arranjos de suculentas lindíssimos, porque é uma das grandes tendências de plantas decorativas para 2025.
3. Plantas aromáticas e medicinais
Outra tendência de plantas decorativas para 2025 são as plantas aromáticas e medicinais. Recentemente vi um anúncio de um vaso com luz LED e rega automática para plantar ervas aromáticas (são ‘smart vases’). As plantas aromáticas mais comuns são a salsa, os coentros, o tomilho, a hortelã e a lavanda, que são só podem ser usadas na cozinha, como ainda repelem insectos. No caso de ter uma varanda, também pode usar estas plantas para fazer um jardim vertical e ter a sua própria “colheita” caseira. O que nos leva à seguinte tendência de plantas decorativas para 2025…
4.Jardins verticais
Os jardins verticais continuam a ser uma tendência em 2025. Como os apartamentos são cada vez pequenos, os jardins verticais são uma forma de ganhar um espaço verde. Há várias plantas que podem ser usadas em jardins verticais, especialmente as heras e outras plantas que crescem rapidamente na vertical. Se quiser aproveitar para plantas comestíveis, pode plantar tomates, morangos, ervas aromáticas e frutos silvestres. Deixo-vos aqui um guia para escolher as melhores plantas para um jardim vertical e como montar um jardim na vossa varanda.
5. Plantas com folhagem colorida
As plantas com folhas coloridas ou padrões exóticos são outra forte tendência de plantas decorativas para 2025, especialmente em projectos de design de interiores que pretendem quebrar a monotonia. Plantas como o Caládio, a Begónia Rex e o Coleus trazem cores vibrantes, como o rosa, o vermelho e o roxo, que se destacam em qualquer ambiente. Depois, há outras plantas com padrões nas folhas, como vi há tempos no Lidl, que também podem trazer alguma cor para a sua casa.
As tendências de plantas decorativas para interiores em 2025 seguem as tendências de decoração para o próximo ano. Cada vez trazemos mais cor para dentro de casa, criamos ambientes mais exóticos, mais divertidos e que se tornam uma extensão do exterior. Além disso, as plantas aromáticas e medicinais, incluídas ou não em jardins verticais, têm diversos benefícios. Se gostavam de trazer mais verde para dentro da vossa nova casa, sugiro que trabalhem com um arquitecto ou um designer de interiores para alinhar o lado estético ao lado mais prático.
A propósito, deixo aqui o link para encontrarem arquitectos no Porto e designers de interiores de Porto.
Comentários