Como remover manchas difíceis de gordura no sofá
Quem nunca comeu no sofá que atire a primeira pedra. Naqueles dias cansativos que terminam às tantas, em que pegamos numa embalagem de comida do supermercado para aquecer no microondas ao chegar a casa, quem é que põe a mesa? Quem é que nunca trouxe um hamburger do desespero e se sentou no sofá, à frente de um programa que nem costuma ver na TV? E quem é que, nestes intermináveis, não acabou por manchar o sofá?
Isto já para não falar das manchas de cremes e de maquilhagem. Um bocadinho de protector solar que caiu no sofá, um bocadinho de base que a filha adolescente deixou na almofada. São coisas que acontecem! Mas como os cremes têm gordura, é preciso cuidado ao limpar. Por isso, hoje deixo aqui algumas dicas de como remover manchas difíceis de gordura no sofá.
Use água quente para as manchas de gordura
A gordura dilui-se em água quente. Por isso, se estava a comer uma salada no sofá e acabou de cair azeite… O melhor é passar um pano húmido, com água morna a quente, imediatamente por cima. No entanto, convém ter cuidado para não encharcar o sofá, já que pode não secar bem. Se o sofá ficar húmido durante muito tempo, vai ficar com um cheiro desagradável e até pode criar bolor.
Misture água com sabão da loiça
A água quente não foi suficiente? O passo seguinte é misturar água morna com a espuma do detergente lava-loiças. Afinal de contas, o detergente da loiça não é mais do que um desengordurante! Use um pano de microfibra, sem excesso de água, e faça movimentos circulares à volta da mancha. Os movimentos circulares, mais suaves, vão evitar que a mancha se espalhe.
Se o tecido do seu sofá for lavável, o detergente lava-loiças costuma ser o suficiente para remover manchas de comida, cremes e maquilhagem (que sim, também têm alguma gordura). No entanto, se tiver um tecido tradicional e uma cor clara, pode ser mais difícil remover a mancha. Nesse caso, sugiro que avancem para os dois seguintes deste guia sobre como remover manchas difíceis de gordura.
Contrate um serviço de limpeza profissional
Ora bem: se os nossos panos, a água e o detergente não foram capazes de tomar conta do assunto, é altura de contratar um serviço profissional. Há muitas empresas especializadas na limpeza de sofás e tapetes ao domicílio, que têm equipamentos profissionais para remover manchas, tirar pêlos de animais, pó, restos de comida e tudo o resto que se vai acumulando ao longo da vida do sofá.
A maioria dos profissionais de limpeza de sofás ao domicílio usa aspiradores à base de água, por isso convém marcar a limpeza para um dia em que fique quente. É possível que o sofá demore mais ou menos 24 horas a secar, mas muitas vezes estes profissionais operam pequenos milagres. Se não conhecem ninguém, sugiro que procurem uma limpeza de sofás ao domicílio em plataformas como a Fixando.
Encontre um estofador para renovar o sofá
Bem, se nem uma limpeza profunda safou, é altura de tomar medidas drásticas. No caso de não ter conseguido tirar a mancha, a minha sugestão é contratar um estofador de sofás. Como a maioria das lojas usa o mesmo catálogo de tecidos, se for um sofá recente, é possível que o estofador tenha um tecido igual. Caso contrário, terá de encontrar um tecido que combine ou estofar o sofá por inteiro.
E já que estamos a falar em estofar o sofá de novo, desta vez recomendo optar por um tecido lavável, anti-manchas, pet-friendly, e por aí em diante. Embora os tecidos pet-friendly sejam um pouco mais dispendiosos, a manutenção do sofá é muito mais simples e acredito que compense no dia a dia. Mas se não acreditam em mim, peçam uma sugestão ao profissional.
Evidentemente, esta é a opção mais drástica e também a mais dispendiosa. A pensar nisto, deixo-vos aqui o preço para estofador de sofás. O segredo é procurar bem e não ter pressa, porque a maioria dos estofadores está cheio de trabalho! E claro, agora são férias.
Comentários