Como limpar a máquina de lavar a loiça




A máquina de lavar a loiça é um dos electrodomésticos que acumula mais sujidade, especialmente se não tiver o cuidado de fazer uma pré-lavagem aos pratos antes de pôr a máquina a funcionar. Por isso, convém fazer a limpeza da máquina pelo menos uma vez mês. Se não sabe, veja como limpar a máquina de lavar a loiça.

Como lavar a máquina da loiça?


A melhor forma de fazer a limpeza da máquina de lavar a loiça é fazer um ciclo sem loiça, a uma temperatura alta (por exemplo, 60º) uma vez por mês. Se quiser fazer uma manutenção mais profunda, pode retirar o filtros da máquina e lavá-lo com água. A localização do filtro varia de modelo para modelo, mas geralmente basta tirar o cesto inferior.


Também pode limpar o filtro e os chuveiros quando sabe que colocou loiça com muitos restos de comida a lavar. Limpar o filtro não só evita que essa sujidade se acumule na máquina, como previne o entupimento do sifão. De resto, há alguns sinais que revelam que a máquina está suja e precisa de ser limpa mais a fundo. Preste atenção quando:

  • a loiça sai da máquina com “mau” cheiro
  • parece-lhe que a loiça continua gordurosa
  • a máquina cheira mal, ou ganhou um cheiro característico
  • as portas e as paredes da máquina têm sujidade visível

Os restos de comida podem acumular-se por toda a máquina, incluindo no pulverizador, por isso a água pode deixar de chegar a toda a máquina. Também pode ser que os restos se espalhem durante a lavagem, o que impede a loiça de ficar brilhante e cheirosa. Portanto, faça uma limpeza assim que o seu nariz notar uma alteração.

Lembre-se que, além de ser uma questão de manutenção, também é um problema de higiene. Afinal de contas, não quer que as bactérias, os fungos ou o bolor se acumulem dentro da máquina! Se vive numa zona com calcário, recomenda-se colocar também um produto anticalcário para prevenir o desgaste.

Ponha a limpeza da máquina de lavar a loiça no seu cronograma de limpeza mensal ou contrate uma empresa para fazer uma limpeza mensal “a fundo” a todos os electrodomésticos que escapam às limpezas de rotina. Encontre aqui limpezas domésticas em Setúbal e limpezas domésticas em Braga.

Comentários

Mensagens populares