Como fazer uma bainha das calças?



É difícil encontrar umas calças que assentem como uma luva. Por mais que as marcas façam calças "tall" e "petite", a maioria das pessoas precisa de fazer algum arranjo antes de usar as calças. Mas como fazer uma bainha das calças?


Se é daquelas pessoas que nunca fez uma bainha, se não consegue fazer uma linha perfeitinha à mão e não tem máquina de costura, tem duas hipóteses para fazer a beira das calças:


A primeira é usar uma fita autocolante, tal como se vê nas cortinas que se compram no IKEA, por exemplo. Precisa de medir bem as calças (pode guiar-se por umas calças que fiquem na medida perfeita), cortar o tecido a mais (se for muito e ficar pesado) e usar a fita para dar um bom acabamento.


A segunda é ir a uma costureira em Lisboa. Ter outro pessoa a marcar as calças é sempre melhor, porque os modelos diferem entre si. As costureiras vão tirar o tecido em excesso e depois fazer um novo acabamento à máquina, para que fique absolutamente como novo.


No primeiro caso, precisa de ir à uma retrosaria comprar fita autocolante, linha da cor das calças e uma agulha (se não tiver). No segundo, pode clicar aqui para encontrar uma costureira.


Por outro lado, se tem experiência a costurar ou já teve aulas de costura, fazer uma bainha deve ser algo extremamente simples. Só precisa de marcar as calças, cortar o tecido em excesso com uma mão decidida e costurar na máquina. Rápido e fácil!


Atenção porque deve lavar as calças antes de fazer a bainha, porque muitos tecidos mingam. Deve ter especial cuidado com calças de bombazine, calças de ganga, calças de veludo (se for veludo de algodão) e outros tecidos naturais. No caso de serem calças de pele, precisa de ter uma agulha ou máquina apropriada!

Comentários

Mensagens populares