Como obter melhores resultados escolares?


Respeitar os intervalos


Uma das melhores dicas para obter melhores resultados escolares é respeitar os intervalos. Se estudar horas a fio, é impossível que se lembre de tudo no dia seguinte: só se vai sentir cansado! É essencial ter um horário, respeitar os intervalos, esticar os músculos, comer, e deixar o cérebro recuperar entre várias disciplinas.


Alimentação equilibrada


Sabia que a alimentação afecta os resultados nos estudos? Para aumentar a concentração, é fundamental beber água e manter o corpo hidratado. O café, o chá verde o chocolate também podem ajudar a manter a concentração durante um curto espaço de tempo. No entanto, para ter resultados a longo prazo, é importante consumir alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como nozes, lentilhas, feijões e peixe. Pelo contrário, a comida rápida e gordurosa prejudica a nossa capacidade de estudo!


Explicações, se necessário


Se o seu filho ficou para trás numa disciplina e parece que nunca mais encontra o “fio à meada”, vale a pena procurar explicadores. Um explicador dá-lhe um apoio individualizado, algo que o professor não pode dar a uma turma com 30 alunos. Este apoio pode ser decisivo para recuperar matérias ou até para preparar um exame mais difícil, sobretudo no ensino secundário. Se o seu filho tem dificuldade a várias disciplinas, procure um centro de explicações onde possa ter apoio a várias disciplinas.


Praticar exercício


O exercício físico é uma excelente actividade para aliviar a pressão e ansiedade que antecedem os testes e exames. Além disso, o exercício físico estimula a produção de serotonina, a chamada “hormona da felicidade”. Por isso, praticar um desporto é, ao mesmo tempo, um hobby e uma forma de lidar com a pressão escolar. Recomendamos a natação, já que a água ajuda naturalmente a relaxar. Mas correr e andar de bicicleta também são boas opções, e provavelmente não precisa de adquirir equipamento!


Comentários

Mensagens populares