Afinal, o que pode fazer um advogado?



Quando anda pela rua, de certeza que vê imensas placas a dizer “Fulano Sicrano – Advogado” ou “Fulano & Sicrano – Escritório de Advogados”. Mas afinal… o que faz um advogado? Porque é que há tantos? E quanto custa um advogado?


Não é muito habitual começar por responder à última pergunta. No entanto, é a mais fácil de esclarecer. Se quer saber quanto custa um advogado, veja os preços médios aqui.


Quanto ao que faz um advogado, depende. Todos os advogados têm uma formação em Direito e têm de ser aceites pela Ordem dos Advogados. Porém, a maioria especializa-se numa área do direito, como o direito de família, o direito fiscal, advogados de imigração, advogado criminal, etc.


1 – Advogado criminal (Direito criminal)


Foi acusado de um crime? Quer seja culpado ou inocente, precisa de um advogado para o representar e defender em tribunal.


2 – Advogado de família (Direito de família e Menores)


Vai divorciar-se? Precisa de decidir quem fica com a guarda das crianças? Não se entende com os seus irmãos quanto a uma herança? Quando o assunto é direito de família, também precisa de contratar um advogado.


3 – Advogado do trabalho (Direito do Trabalho e Laboral)


Quer rever o seu contrato de trabalho? Pedir uma indeminização? Processar um empregador por más condições de trabalho? Então, é melhor aconselhar-lhe com um profissional do ramo.


4 – Advogado fiscal (Direito Fiscal)


Tem dívidas? A sua empresa está com problemas com o fisco? Alguns advogados especializam-se em direito fiscal para resguardar melhor os seus bens.


5 – Advogado de imigração


Até há bem pouco tempo, existiam poucos advogados em Portugal que se especializassem em pedidos de residência, naturalização ou mesmo reconhecimento de documentos. No entanto, há cada vez mais advogados de imigração que o podem assessorar neste processo.


Precisa de um advogado em Portugal? Então, procure advogados no Porto, advogados em Braga ou na sua zona de residência para encontrar apoio jurídico à altura.

Comentários

Mensagens populares