Trauma infantil - Como a terapia pode ajudar?




Infelizmente, os traumas de infância podem ter um impacto prolongado na nossa saúde mental. Mesmo volvidos muitos anos, alguns medos que adquirimos em crianças teimam em perseguir-nos. No entanto, os psicólogos acreditam que, muitas vezes, a terapia e a psicoterapia podem ajudar a superar traumas profundos.


Há vários eventos que podem causar traumas infantis. Aqui ficam alguns exemplos: acidentes, problemas de saúde, bullying escolar, divórcio dos pais, uma situação familiar atribulada, abuso físico ou sexual, negligência, presenciar actos violentos (incluindo violência doméstica) ou um agregado familiar com abuso de álcool ou drogas.


Durante esse momento traumático, a nossa mente associa-o a acções, sentimentos, cheiros, sons e outras sensações. Mais tarde, quando experienciamos algo semelhante – ainda que seja numa escala muito mais pequena – desencadeia uma memória do trauma. A partir daí, podem dar-se ataques de pânico ou outros problemas.


A terapia ajuda a explorar o evento traumático, que por vezes a nossa memória tenta apagar. Depois, o objectivo é “dominar” o trauma e aprender mecanismos que nos ajudam a reagir melhor perante uma situação “gatilho” (isto é, algo que despoleta uma emoção forte devido ao trauma).


Por vezes, o trauma pode não ter nenhuma situação gatilho mas demonstrar-se na forma como se relaciona com os outros. Por exemplo, pode ter dificuldade em confiar em alguém, ter medo do abandono ou de estar sozinho. No entanto, a psicoterapia explora como algumas situações da sua infância despoletaram estes comportamentos na vida adulta.

Se tem um trauma de infância, se foi vítima de um acidente grave, de abuso psicológico, físico ou sexual, ou de negligência, procure ajuda profissional. Um psicólogo saberá como guiar as sessões e ajudá-lo a seguir em frente com a sua vida sem mais “amarras” ao passado. Procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa na Fixando.

Comentários

Mensagens populares