Vai vender ou arrendar? Saiba quando é obrigatório o certificado energético
Quando é obrigatório o certificado energético?
A resposta é fácil: sempre.
Se vai vender ou arrendar, é obrigatório ter o certificado energético do imóvel. Aliás, para evitar multas, deve ter o certificado energético a partir do momento em que decide anunciar o imóvel para venda ou arrendamento.
Alguns consultores imobiliários “facilitam” e começam a anunciar o imóvel mesmo sem ter o certificado energético. No entanto, não há motivo para esperar. Pode encontrar profissionais para fazer o certificado energético de casas rapidamente.
A boa notícia é que o certificado energético tem uma validade de 10 anos. Portanto, durante 10 anos, pode usar o mesmo certificado energético para vender ou arrendar. Não há problema se o certificado energético tiver sido pedido pelo proprietário anterior.
Os imóveis comerciais também precisam de certificado energético?
Sim. Se vai vender ou arrendar um imóvel para comércio ou serviços, também precisa de apresentar o certificado energético. Tal como nos imóveis com fins habitacionais, é obrigatório desde o momento em que anuncia a venda ou arrendamento do imóvel.
Como pedir a emissão do certificado energético?
O certificado energético é um documento emitido pela Agência para a Energia (ADENE). O certificado avalia a eficiência energética do imóvel, ou seja, o gasto de energia anual necessário para a climatização da casa e para o aquecimento de águas sanitárias.
Para fazer este cálculo, precisa de contratar um perito certificado pela ADENE. O perito vai ponderar diferentes variáveis para calcular a classificação energética. Tal como nos electrodomésticos, a classificação energética varia entre a classe F (o pior desempenho energético possível) e a classe A + (desempenho superior).
Agora, a parte importante: não há uma tabela de preços para emitir o certificado energético. Cada perito é livre de praticar o preçário que bem entender. Por isso, convém procurar diferentes técnicos certificados online e comparar o preço do certificado energético para encontrar o melhor orçamento possível.
👉 Veja aqui como funciona a emissão do certificado energético passo a passo. Comece por encontrar um perito, compare preços, reúna toda a documentação, agende uma visita e saiba quando é que deve pagar o certificado energético definitivo.
O que influencia o certificado energético de um imóvel?
O perito vai pedir vários documentos sobre o imóvel, incluindo a caderneta predial, a certidão predial, a planta e, se for um imóvel mais recente, a ficha técnica do imóvel. Depois, faz uma visita técnica para verificar vários factores.
Alguns dos factores que afectam o certificado energético são imutáveis, tais como o ano de construção, a espessura das paredes, a orientação solar do imóvel e os confrontamentos (outros imóveis de habitação, fracções destinadas a comércio e serviços, coberturas, fachada do prédio, ou exterior).
Outros factores que influenciam o certificado energético podem ser alterados pelos proprietários dos imóveis, incluindo o isolamento das janelas, o tipo de aquecimento de águas (termoacumulador, esquentador, bomba de calor), o sistema de climatização, a existência de ventilação mecânica e a utilização de energias renováveis.
Se quiser melhorar a eficiência energética do seu imóvel, pode investir nestes factores. As janelas são responsáveis por até 30% das perdas de calor e merecem atenção. Troque as janelas simples por janelas duplas, as janelas deslizantes por batentes ou oscilo-batentes, prefira alumínio com corte térmico e vidros com protecção UV.
Quanto à climatização do imóvel e ao aquecimento de águas sanitárias, o certificado energético valoriza as soluções eficientes e o uso das energias renováveis. Use material isolante nos tubos de água quente, opte por bombas de calor em vez de termoacumuladores, e instale energias renováveis em casa, como painéis solares.
Investir num bom certificado energético valoriza o seu imóvel, especialmente se estiver a pensar vender. Quanto melhor for o desempenho energético, mais caro será o imóvel.
Espero que este artigo tenha esclarecido as vossas principais dúvidas sobre a classificação energética. O certificado energético é obrigatório para vender ou arrendar qualquer imóvel, quer sejam imóveis habitacionais ou comerciais. Para pedir a emissão do certificado energético, precisa de contactar um perito certificado pela ADENE. No caso de querer valorizar o seu imóvel, pode fazer algumas das sugestões que deixei acima antes da visita.
Comentários