Como posso combater as minhas inseguranças?
Acha que não merece o que tem, está sempre a duvidar do seu trabalho e a julgar a sua própria aparência? Então, provavelmente é uma pessoa insegurança. Todos nós somos pessoas inseguras até certo ponto, uns mais do que outros. A boa notícia é que podemos aprender a combater a insegurança e a superá-la.
Siga estas dicas para combater a insegurança:
1. Trabalhe no seu autoconhecimento
Um dos melhores conselhos para combater a sua insegurança é trabalhar no seu autoconhecimento. O autoconhecimento vai permitir descobrir as raízes da sua segurança e que pequenas mudanças pode fazer para ultrapassar essa situação. Pode procurar psicólogos no Porto ou psicólogos em Lisboa para iniciar psicoterapia e descobrir-se melhor.
2. Procure exemplos positivos
Muitas vezes, temos crenças limitantes como “uma mulher tem se sacrificar alguma coisa na carreira para ser mãe” ou “uma pessoa com o problema que eu tenho não consegue fazer isto ou aquilo” ou “não consigo falar em público”. Procure exemplos positivos de pessoas que ultrapassaram os mesmos obstáculos e procure fóruns onde possa falar com pessoas na mesma situação.
3. Mas não caia em comparações
Por outro lado, deve evitar as comparações. Cada pessoa tem o seu ritmo e as suas capacidades. Cada um de nós é diferente e não deve comparar-se em excesso com os outros. Foque-se em si, cuide de si, e dê um passo de cada vez.
4. Pense positivo e foce-se no que sabe
Está a passar por um desafio ou um momento complicado? Pense positivo, em vez de pensar que “vai tudo correr mal”. O seu pessimismo vem directamente da sua insegurança, por isso tente contrariá-lo. Ao mesmo tempo, foque-se numa coisa que sabe fazer bem e da qual tem a certeza. Antes de se “lançar às feras”, tire algum tempo para fazer algo de que gosta, como cozinhar ou cantar.
Comentários