Quanto cloro tenho de colocar na piscina?




Se tem uma piscina, sabe que precisa de deitar cloro na água. Mas sabe porque colocamos cloro na piscina? Ou qual é a quantidade ideal de cloro na piscina?


Porquê colocar cloro na piscina?


O cloro nas piscinas funciona como um desinfectante, que elimina bactérias e microorganismos perigosos da água. Embora não seja o único desinfectante para piscinas, é o mais habitual nas piscinas domésticas e até nas piscinas de uso público.


No entanto, não vale a pena colocar quantidades indiscriminadas de cloro de piscina. O excesso de cloro é prejudicial para os banhistas, já que pode irritar os olhas e pele. Por outro lado, a falta de cloro faz com que os microorganismos proliferem e não protege a piscina.


Então, qual é a quantidade certa de cloro na piscina?


A quantidade de cloro varia com o volume da piscina e a quantidade de água que precisa de desinfectar. A quantidade ideal de cloro é 1-2 ppm, ou 1-2 gramas por litro. No entanto, confirme sempre a quantidade de gramas por litro recomendada na embalagem, uma vez que há ligeiras variações entre os produtos.


Para além disto, há outro factor que influencia a estabilidade do cloro na piscina, que é o pH. Quando o pH não está nos seus valores ideais, o cloro tem outro comportamento e “gasta-se” mais depressa. O pH das piscinas deve ser neutro, entre os 7.2 e os 7.6 (numa escala de 0 a 14).


Deve medir a quantidade de cloro na piscina pelo menos a cada dois dias, e o nível de pH todos os dias. Sempre que os níveis não estejam dentro dos intervalos ideais, deve corrigir o pH da água e os níveis de cloro com os produtos adequados. Em alternativa, se precisar de um tratamento de choque, procure empresas de manutenção de piscinas no Norte (veja aqui empresas de manutenção de piscinas no Porto) ou empresas de limpeza em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares