Como controlar as emoções – 12 dicas úteis



Respirar fundo. Inspire ar pelo nariz e expire pela boca, lentamente. Isto vai ajudar a controlar a respiração e a hiperventilação. 


Conte ao contrário. Tente contar de 60 até 0. Faça-o de forma lenta e gradual, a olhar para cima. O exercício de contar ao contrário vai ocupar a sua cabeça.


Tome um chá. Os chás de camomila e de cidreira têm propriedades calmantes que podem ajudar a acalmar naturalmente. 


Caminhe durante alguns minutos. Caminhe durante alguns minutos para queimar a adrenalina que acumulou durante o pico de stress. 


Identifique o motivo para se sentir assim. Reflicta sobre o motivo de se sentir nervoso, ansioso ou em pânico. Desabafar e racionalizar o problema pode ajudar a minimizar os nervos. 


Faça um plano. Se chegou à conclusão que há um motivo muito específico para se sentir assim, trace um plano. Por exemplo, se o seu casamento está a passar um mau momento, comece por procurar aconselhamento matrimonial


Relaxe a fazer algo de que gosta. Ouvir música, rever o seu filme favorito, praticar desporto, fazer um puzzle… Faça uma coisa para se distrair e relaxar.


Evite estimulantes. Enquanto o tema que o está a deixar nervoso ou ansioso não estiver resolvido, evite estimulantes como o café ou o chá preto. 


Escreva um diário. Como escrever ajuda a interpretar e racionalizar os seus sentimentos, pode ser absolutamente terapêutico.


Rir! O humor é uma excelente forma de enfrentar os momentos menos positivos. Em vez de se afundar um mar de negatividade e depressão, procure sorrir com as pequenas coisas e rir-se. Se não consegue abstrair-se dos pensamentos negativos, procure a ajuda de um psicólogo.


Meditação. A meditação é um bom método de autoconhecimento. Quando conhece bem as suas emoções, é mais fácil evitar perder o control durante uma discussão ou uma situação stressante.


Aceite que não podemos controlar tudo. A pandemia foi um teste para toda a gente, mas demonstra que ninguém tem tudo sob controlo. Veja aqui algumas dicas para se sentir mais em controle durante o covid-19.  

Comentários

Mensagens populares