Limpeza: como limpar as bocas do fogão




Apesar de ser um electrodoméstico comum, há muitas dúvidas sobre como limpar as bocas e a chapa do fogão sem riscar nem estragar. A maioria dos detergentes para fogões são eficazes contra gorduras, mas há mais truques que deve seguir nas limpezas domésticas.


Esperar que o fogão arrefeça. O primeiro truque é, obviamente, esperar que as bocas do fogão arrefeçam. Caso contrário, pode acabar por queimar o pano e magoar-se! No caso dos fogões eléctricos, pode até desligar o fogão do quadro, mas geralmente não é necessário.


No caso dos fogões de gás, retire as grelhas da boca do fogão. As grades devem “ficar de molho” em detergente antes de serem limpas com uma esponja e detergente para retirar crostas e restos de comida. Retirar estas grades também permite abrir o fogão e limpar o interior do fogão. Pode lavá-las também em água a ferver com vinagre.


Nunca use esfregões de aço ou o lado áspero da espoja para limpar o fogão, uma vez que a chapa do fogão – seja de inox, vidro ou vitrocerâmica – fica riscada com este tipo de materiais. Use sempre o lado suave da esponja ou um pano de microfibra para limpar o fogão. Se tem uma emprega de limpeza, procure ter sempre estes materiais disponíveis.


Comece por usar um pano húmido para limpar a superfície, uma vez que este processo retira o excesso de sujidade. Depois, use um pouco de desengordurante para extrair a gordura do fogão. Finalmente, use um pano húmido para retirar o sabão e termine com um plano seco.


Para os fogões de vitrocerâmica, precisa de ter especial cuidado com o tipo de detergente que utiliza. Deve comprar um detergente não abrasivo próprio e limpá-lo sempre com um pano seco.
 
É recomendável limpar a chapa do fogão regularmente, mas também pode procurar serviços de limpeza a fundo para limpar as bocas, o forno e a parte de trás no fogão.


Comentários

Mensagens populares