Como colocar pavimento flutuante?





O pavimento flutuante é um dos tipos de pavimentos mais populares hoje em dia. A razão é simples: tem uma excelente relação preço/ qualidade, desde que seja bem aplicado. Então, como colocar pavimento flutuante?


Este tipo de piso é fixado directamente no chão e, geralmente, tem um sistema de “encaixe” ou “clique”. Isto faz com que seja muito mais fácil e rápido de instalar do que o azulejo ou os tacos em madeira, que precisam de ser fixos com cola ou argamassa. Deixamos aqui alguns truques para colocar chão flutuante:


1º Perceba a diferença entre pavimento fluente de madeira e pavimento composto. O pavimento de madeira tem várias camadas de madeira natural. Por norma, a camada superior é feita da madeira mais nobre e mais resistente. Quanto mais durável for esta camada, mais caro deve ser o preço por m2. O pavimento flutuante composto de laminados sintéticos são de um material rígido, de várias camadas que se fundem entre si e tentam imitar a madeira natural.


2ª Aprenda o significado dos códigos e das classes. Quando estiver à procura de pavimento flutuante, vai reparar que têm letras seguidas, como “AC” (que designa a resistência e o desgaste) e um número, que corresponde à qualidade. O número “2” indica que é um material para uso doméstico e o número “3” é para uso comercial. Nos casos em que há dois números, como “21”, o segundo algarismo designa a intensidade. Por exemplo, “21” é para uso doméstico moderado e “23” para uso doméstico intensivo, enquanto “33” é para uso comercial intensivo.


3º Compre a quantidade certa

O terceiro passo para comprar pavimento flutuante é medir a divisão e comprar mais 10% do necessário para ter material extra. Também é recomendável guardar algumas tábuas a mais, caso haja necessidade de as usar no futuro. Certifique-se que tem sempre algumas tábuas de reserva, mesmo que esteja a contratar uma empresa de pavimentos.


4º Deixe uma “folga”

Por último, o dica de mestre: não se esqueça de deixar um espaço de 1 cm entre o pavimento e as paredes e o pavimento. Caso contrário, o pavimento vai inchar e terá de reparar a madeira pouco tempo depois de a colocar.




Comentários

Mensagens populares