Cuidados no regresso às aulas





Este regresso às aulas vai ser muito diferente de qualquer outro. Os pais têm medo que os seus educandos voltem para a escola e os alunos têm de estar preparados para um ritmo muito diferente, mas a DGS deixa algumas normas para manter a segurança e controlar a transmissão de COVID-19.

Uso obrigatório de máscaras

A partir do segundo ciclo, o uso de máscara ou viseira é obrigatório para todo o pessoal docente (professores), não docente (funcionários), alunos, encarregados de educação, fornecedores e visitantes. As únicas excepções são durante o horário de refeições, na cantina, e durante educação física.

Bar e salas comuns fechadas

Os bares e as salas de convívio devem permanecer encerradas ao longo de todo o ano lectivo. As bibliotecas e salas de informática terão lotação reduzida, de forma a manter a distância de segurança entre os alunos e os docentes presentes.

Horários diferentes

Este ano, as turmas vão ter “horários desencontrados” para evitar grandes aglomerações de alunos durante os intervalos, o que inviabilizaria a distância de segurança. Provavelmente, os intervalos serão mais curtos e continua a estar em cima da mesa a possibilidade das aulas começarem mais cedo (às 8, em vez de ser às 8h20) no turno da manhã e acabarem mais tarde (às 19h, em vez de ser às 18h20).

Medição de temperatura à entrada

Muito se tem especulado sobre a necessidade de medir a temperatura à entrada das escolas, tal como nos consultórios médicos ou nos aeroportos. Este mês a DGS confirmou que as escolas não vão medir a temperatura à entrada, mas qualquer aluno com febre deve ficar em casa.

Áreas de isolamento

Todas as escolas vão ter áreas de isolamento, e cada sala de isolamento não deve ser utilizada por mais do que um caso suspeito de cada vez. Depois, cada caso será encaminhado para as autoridades de saúde locais.

Transporte escolar

As crianças que usam o transporte escolar devem usar máscara durante o transporte, desinfectar as mãos depois de tocarem em superfícies (nomeadamente em apoios, vidros, etc), e deixar pelo menos um intervalo de distância entre passageiros. Nos autocarros escolares, isso significa que cada criança deve viajar sozinha. Os autocarros e carrinhas de transporte escolar serão desinfectadas depois de cada viagem.


Comentários

Mensagens populares