Problemas de relações aos 40 anos



Num estudo recente sobre as razões que levam ao divórcio, da revista científica Journal of Sex & Marital Therapy, houve 4 grandes razões dadas pelas partes dos casais:

  1. Falta de amor ou intimidade: um ou ambos os membros do casal deixaram de se amar.
  2. Problemas de comunicação: estilos de comunicação diferentes ou uma parte comunicava mais do que a outra.
  3. Falta de respeito, confiança ou compaixão
  4. Afastamento ao longo do tempo
Esta última razão, podemos arriscar dizer, é a origem da grande parte dos problemas. Pense comigo, presumivelmente um casal teria sido compatível no momento em que se juntaram. Tinham gostos, interesses e objectivos em comum, daí terem sido um casal de sucesso durante tanto tempo.

As pessoas mudam

Mas ao longo do tempo as pessoas mudam e crescem. E, muitas vezes nos casais que apresentam problemas aos 40, isso significa que provavelmente cresceram em sentidos diferentes, o que os responsáveis pelo estudo denominaram “growing apart”.

As personalidades de cada pessoa também mudam com o tempo, de uma forma muito individual. Algumas pessoas amadurecem mais depressa, outras mais devagar, o que por si só pode levar a incompatibilidades.

Noutros casos, também há certas características que são exacerbadas. Alguma vez ouviu alguém dizer “ele sempre foi teimoso, mas ultimamente está impossível!”. Os estudos mostram que é normal os traços de personalidade amadurecerem dessa forma.

Problemas de comunicação

Esta mudança é talvez a principal razão para o desenvolvimento de problemas de comunicação. Como é a personalidade que dita o estilo de comunicação de cada pessoa, se uma sofre uma evolução, é normal que a outra também se altere.

Com o tempo também se instala a saturação. Aos 40, é possível que já esteja com o seu parceiro ou parceira há 10 ou 15 anos (ou mais). E se há uns anos atrás conseguia lidar com alguma falta de transparência, talvez agora esteja a chegar ao seu limite.

“Diferenças irreconciliáveis”

Estes factores levam-nos inevitavelmente a uma das principais razões que são atribuídas como causa dos divórcios: “diferenças irreconciliáveis”.

Resta dizer que aquela velha expressão dos opostos se atraírem não passa o teste da realidade!

Comentários

Mensagens populares