Preparar os Exames Nacionais de Português


Obras de Leitura Obrigatória

Nos exames nacionais do 12º ano, as perguntas podem abarcar qualquer obra de leitura obrigatória de 10, 11 ou 12º anos. Por isso, é importante que os seus filhos estejam familiarizados com todas as obras e autores destes livros. Para quem gosta de ler, a tarefa fica mais fácil — mas mesmo assim é preciso prestar atenção a alguns dos aspectos mais formais da escrita. Quem não leu as obras de leitura obrigatória tem de ter especial cuidado para se preparar e conhecer os detalhes do enredo, mesmo que isso significa procurar um explicador de português. No caso de Fernando Pessoa, é essencial distinguir os vários heterónimos e conhecer alguns poemas de cada um. Já os Lusíadas, que também aparecem no 9º ano, têm de ser estudados ao pormenor.

Conteúdos Gramaticais


Qualquer exame de Português terá, garantidamente, um grupo de perguntas sobre gramática. Como estas são as perguntas em que mais facilmente consegue a cotação total, é importante ter a gramática na ponta da língua. A classificação de orações e a análise sintáctica são clássicos que não falham nenhum exame!

Regras de Escrita e Ortografia

Para quem ainda aprendeu a ortografia pré-acordo na primária, apanhou a "fase de transição" ou está habituado a ler livros na grafia antiga (heranças de pais e avós) é importante aprender a dominar o Acordo Ortográfico de 1990 na perfeição. Esta é a única grafia aceite pelos correctores. Também a gramática tem vindo a sofrer várias alterações ao longo dos anos, por isso alguns alunos terão aprendido diversas terminologias ao longo da sua vida escolar. Afinal, estes detalhes são essenciais para ter boa nota no exame de Português e devem ser sempre revistos. Pode começar a procurar um explicador de Português em Lisboa ou um explicador de Português no Porto para o seu filho já neste segundo período.

Comentários

Mensagens populares