Os sintomas do stress no dia-a-dia

Stress no trabalho? Páre um minuto para pensar. Os sintomas do stress podem ter impactos profundos no seu dia-a-dia:

Cansaço.


Um dos maiores sinais de stress é o cansaço constante, mesmo depois do fim-de-semana ou de dormir várias horas. Este cansaço é um sintoma do ‘burn-out’ dos nossos trabalhos e não passa de maneira simples. Com o tempo, acaba por se transformar em depressão. O sistema imunitário também acaba por sofrer e ficamos mais vulneráveis às infecções oportunistas, como constipações, gripes ou a zona.




Irritabilidade.


Quando estamos sob stress, estamos sempre irritados. As pessoas com excesso de stress no dia-a-dia são mais irritáveis e aborrecem-se com facilidade. A falta de paciência e o mau humor constante são só mais dois sintomas de um esgotamento. Claro que algumas pessoas se irritam facilmente por natureza - mas se há coisas que antes não o incomodavam e que agora o fazem berrar, tem um problema.




Ganho ou perda de peso


Outro dos grandes sintomas do stress são as alterações de peso. Algumas pessoas comem demasiado para compensar o stress, o que significa que ganham imenso peso. Outras emagrecem de forma descontrolada e acabam por perder massa muscular. Ambos os extremos resultam em diversos problemas de saúde.




Solidão


Muitas vezes, parece que ninguém entende a raiz do nosso stress e das nossas aflições. Isso acaba por causar uma sensação de abandono e de incompreensão. À medida que ficamos mais irritáveis as pessoas próximas de nós começam a afastar-se, e assim cria-se uma “pescadinha de rabo na boca”.




Falta de concentração 


Finalmente, um dos maiores sintomas do stress no dia-a-dia é a falta de concentração. Sob stress a nossa capacidade de concentração diminui, e até as tarefas mais simples do dia-a-dia parecem mais complicadas. É normal termos falhas de memória, não estarmos focados na tarefa que estamos a fazer e não conseguirmos prestar atenção durante muito tempo.


A solução? Fazer meditação e praticar desporto, para relaxar o corpo e a mente. É essencial existir um equilíbrio entre a nossa vida e o trabalho!

Comentários

Mensagens populares