A importância das actividades curriculares



Sou franca: não sou a maior fã das actividades curriculares. Acho que as nossas crianças já passam demasiado tempo na escola: estamos entre os países europeus com a maior carga horária. Nos países nórdicos, como a Finlândia, os miúdos nem sequer trazem uma carrada de trabalhos para casa: sabem que o tempo livre é para brincarem, para serem crianças. Nunca mais vão ter a oportunidade de correr na rua, de saltar à corda ou de brincar nos baloiços. O tempo é agora. 


Mas há bastantes vantagens nas actividades curriculares. Praticar desporto, por exemplo, tem inúmeras vantagens. Ajuda a criar um sentido de disciplina e de espírito de equipa. O que se aprende nos escuteiros nunca se vai aprender na escola. Fazer teatro é uma das melhor formas de superar a timidez e a vergonha. Aprender música deve começar-se tão cedo quanto possível. Enfim, não faltam exemplos. 


Ainda assim, para mim o mais importante das actividades curriculares é criar uma sensação de comunidade. As crianças ficam a sentir que pertencem a um “grupo” e que não estão sozinhas. Isso é excelente para a autoestima. Mesmo que na escola não façam parte do grupinho popular, sabem que há um espaço seguro onde se podem divertir depois. 


Agora, o mais importante é não inscrever os miúdos em tudo quanto é actividade extracurricular. Primeiro: ninguém tem jeito para tudo. Segundo: ninguém tem tempo para tudo. É justo que eles tenham tempo para si, em vez de sentirem que estão sempre em aulas. Eu também não vou do trabalho para a ginásio para o workshop de pastelaria caseira, ou vou? Gosto de ter tempo para mim.



Claro que há coisas que eles nem sabem que gostam se nunca experimentarem. Mas basta uma palavra deles e saem dessa actividade. Seria incapaz de pôr os meus filhos numa “escolinha de futebol” só porque o pai quer, com eles contrariados. Os filhos não são a nossa segunda oportunidade de nos tornarmos um grande guitarrista ou um grande futebolista. Portanto, actividades extracurriculares sim, mas conta, peso e medida. 

Comentários

Mensagens populares