3 Dicas para a organização da rotina

Profissional, mãe, esposa, filha… Quando temos de conjugar vários papéis na nossa vida, organizar o nosso dia a dia é essencial para conseguir fazer tudo. Infelizmente não há nenhuma receita mágica, mas acho que estas dicas são preciosas para “apagarmos” todos os fogos. Espero que vos sejam úteis!



1. Programar a semana com antecedência.
O meu principal “segredo” é programar a minha semana com antecedência. Muitas pessoas optam por programar um dia de cada vez, mas eu organizo-me melhor se tiver uma visão global do que tenho para fazer a cada semana. Gosto de fazer uma agenda semanal para colar na porta do frigorífico - assim, todos sabemos o que temos para fazer cá por casa. Quem é tem de limpar o quê e quando, com as tarefas divididas entre todos. Além disso, planear toda a semana ajuda-nos a agendar melhor eventos ou imprevistos que vão aparecendo ao longo da semana.

2. Definir as prioridades de cada semana.
O que é que tem mesmo de fazer esta semana? O que é que pode esperar para a próxima? Definir prioridades é essencial, porque ninguém consegue estar em todo o lado a toda a hora. Encaixe as actividades urgentes na agenda faça chuva ou faça sol e deixe uma nota sobre as menos urgentes, para fazer se sobrar tempo. Se tem de andar por toda a cidade a fazer pequenas tarefas, comece sempre pelas mais urgentes e trate das restantes apenas se ficarem “a caminho”. Para não deixar acumular tarefas a mais de uma semana para a outra, defina uma data limite para cada tarefa.

3. Pense em horas para descanso.
Lembre-se que não é uma máquina! Por mais urgente que uma tarefa seja, há limites para o que cada uma de nós consegue fazer. Além disso, não vale a pena cansar-se durante um dia a correr de um lado para o outro e não conseguir fazer mais nada no seguinte. Quando organizar a sua agenda, tenha em consideração os seus limites e programe tempo para descansar. Tente fazer intervalos todos os dias!

Comentários

Mensagens populares