Métodos anticoncepcionais alternativos à pílula



Nunca falei de saúde sexual aqui no blog, mas hoje pareceu-me pertinente. Estava no trabalho quando uma colega disse que estava com medo de ter engravidado porque se esqueceu de tomar a pílula durante “um dia ou dois” - e a minha pergunta é, vocês ainda tomam a pílula? Depois de anos a tomar e de ter incertezas e sustos como o da minha colega, finalmente acabei por “adoptar” o anel vaginal. Claro que não posso dizer se esse é o método ideal para vocês, por isso deixo aqui 4 métodos anticoncepcionais alternativos à pílula:



Anel Vaginal


O anel vaginal é tão eficaz quanto a pílula, mas tem uma dose hormonal muito mais baixa. Só é preciso colocar uma vez por mês - depois, usa-se durante 21 dias (como a pílula) e fazem-se 7 dias de repouso. Bem mais fácil do que se lembrar de tomar um comprimido por dia, não é verdade? O principal mito é que o anel “se sente”, mas as queixas são muito raras! Na verdade, eu acho que não se sente n-a-d-a.



Adesivo Transdérmico 

Tal como o anel, o adesivo transdérmico tem uma taxa de eficiência muito alta e a dose hormonal é mais baixa do que a das pílulas comuns. O inconveniente é que tem de se lembrar de trocar o anel de 8 em 8 dias (muda o anel ao oitavo dia) durante 3 ciclos e depois faz 7 dias de pausa. Pessoalmente, creio que o anel é bem mais simples! No entanto, com o adesivo o seu companheiro não vai “sentir”.



DIU/Mirena


O DIU é aquele anticoncepcional que associamos a mulheres de meia idade já com filhos. Mas a minha ginecologista falou-me de um DIU mais pequeno, completamente seguro (sem metal) e que pode ser usado por mulheres jovens e que nunca tiveram filhos, o Mirena. Além de funcionar como um DIU, também liberta uma pequena dose de hormonas que ajuda a regular o ciclo menstrual. É o método mais aconselhado para quem não pode optar por métodos exclusivamente hormonais e não é preciso comprar um novo todos os meses!



Implante


Tem uma memória de peixinho dourado? O implante pode interessar-lhe. Depois de colocar, o implante liberta hormonas que evitam a gravidez durante 3 anos - e nunca precisa de o mudar! É mais de 99% eficaz, porque não há margem de erro para comprimidos esquecidos, mudanças de anel ou de adesivo no dia errado, etc. Se quiser engravidar, basta falar com o seu médico para o retirar. 

Comentários

Mensagens populares