Férias é... tempo de pintar a casa!



Finalmente vai tirar férias e o que mais lhe apetece é descansar. Mas e aquela parede branca que já parece amarela? Aquelas nódoas no tecto? O quarto dos miúdos, que precisava de uma mudança? Pois é: por mais que queiramos, o mundo não pára quando estamos de férias. Agora que fizemos este breve reality-check, passo a explicar porque é que as férias são a altura ideal para pintar a casa.


Primeiro: tempo para esvaziar cada comportamento.

Fazer obras é uma chatice, toda a gente sabe disso. Exige-nos arrumar a casa, tirar um monte de tralhas, muitas vezes pó e as tintas têm um cheiro forte. Mas, se não for agora, quando é que vai ter tempo de libertar a sala ou o quarto para os pintar? Aproveite estar de férias para tirar o que não precisa.


Segundo: é a melhor maneira de lidar com o cheiro.

Se vai pintar o seu quarto, por exemplo, é provável que tenha que dormir pelo menos uma noite noutro sítio. Mas quando temos que ir trabalhar no dia seguinte, uma noite mal dormida no sofá pode ser no mínimo… devastadora. Assim, como está de férias, até aproveitar para dar uma escapadela no dia a seguir.


Terceiro: o tempo (literalmente: porque não chove!).

O ar demasiado seco não é ideal para pintar a casa, mas o tempo húmido é muito pior. Não só a tinta demora mais tempo a secar, como também demora mais tempo a aderir à parede. Algumas tintas nem devem ser aplicadas abaixo dos 5ºC. O desejável é uma humidade relativa de 85% e uma temperatura inferior a 40ºC. Ou seja, o Verão não é uma má altura!


Quarto: as crianças.

Ou melhor, as actividades com as crianças. Se vai pintar a sua própria casa, então pode alistar a ajuda dos seus filhos (a partir dos 10 anos). Acaba por ser uma actividade em família e aprendem algo que, de certeza, lhes dará jeito quando forem para a universidade ou quando comprarem a sua primeira casa. Ou então esqueça completamente este trabalho: afinal, está de férias!




Se não lhe apetece pegar no balde e no pincel, procure pintores de casa em Lisboa ou pintores de casa no Porto e deixe a pintura para os profissionais. Em todo o caso: boas férias!

Comentários

Mensagens populares