Como organizar temperos na cozinha



Durante as férias de Natal e Ano Novo, consegui visitar alguns amigos que já não via há algum tempo. Uma das minhas melhores amigas, que entretanto mudou de cidade e tem uma empresa de decoração de interior em Braga, convidou-nos a ir passar um fim de semana ao Minho. Como devem imaginar, não pude deixar de reparar em cada detalhe da casa, mas houve uma coisa que me chamou particularmente à atenção: a forma como organiza os temperos na cozinha!



Pessoalmente, sou fã da comida picante e condimentada. Adoro um bom prato Indiano e faço a minha própria mistura de caril com açafrão das índias, pimentão doce, malagueta, cominhos, cardamomo, cravinho, noz moscada e feno-grego (acreditem: fica muito melhor do que as misturas de caril que se compram no supermercado!). Depois, há ainda toda a minha selecção de ervas aromáticas, pimentas e a canela.


Pois bem, esta minha amiga usa as ervas aromáticas como objectivo decorativo. Esta é uma ideia que já tinha lido no Casa&Decoração, e na cozinha dela estava brilhantemente conseguida com meia-dúzia de canteiros de metal (creio que os mais básicos e baratos do IKEA) espelhados pela banca. O ramo de salsa, em particular, tem um verde vivo que adoraria ter na minha cozinha. Portanto, está decidido: uma das minhas resoluções para 2018 é criar o meu “jardim” aromático.


As folhas de secas de louro e os paus de canela e as pimentas estavam cada uma no seu fraco (semelhante a um frasco de compota, não precisam de comprar), devidamente etiquetadas. As restantes especiarias estavam arrumadas em pequenos “tubos de ensaio” fechados com uma rolha de cortiça. Parece-me ser uma excelente opção para os conservar e manter frescos, mas esta não é a principal novidade.




A coisa que mais me surpreendeu (talvez por ser só uma amadora com um blog e não um decorador de interior, não é?) foi a forma como os tubos encaixavam na perfeição num pequeno móvel de madeira. A mistura de cores da especiaria e a madeira criam logo um quadro na parede da cozinha, achei incrível!


Depois disso, fui procurar à internet mais sobre o tema. Parece que há dezenas de maneiras de arrumar as especiarias das quais nunca me tinha lembrado - como é que vocês arrumam as vossas?


(Já agora, para quem está à procura de um decorador de interiores, deixo aqui um link onde podem encontrar empresas de decoração de interiores em Braga)

Comentários

Mensagens populares