SOS Nutricionista! Receitas Saudáveis para este Natal



O Natal está aqui à porta e com ele chega uma verdadeira dose de tentações: sonhos, azevias, bolo-Rei, rabanadas, arroz doce, aletria, filhozes, tronco de Chocolate… Dá vontade de provar tudo, não é? Mas para bem da nossa saúde, e mesmo que seja só “uma vez por ano”, temos que ter algum controle. Falei com a minha nutricionista profissional e estas foram as sugestões que me deu para um Natal 2017 mais saudável.

Para a Consoada: bacalhau com legumes e grão

Na Consoada, a tradição “manda” comer bacalhau. Para evitar o excesso de sal, é importante que esteja bem demolhado. A sugestão que me deram na consulta de nutrição foi grelhar ou assar o bacalhau e acompanhar com legumes e/ou puré de grão. O grão é muito saciante e é altamente nutritivo (daí ser tão popular entre os vegetarianos!), mas se não gostar pode substituir por puré de ervilhas. Para quem está à vontade com os tachos, também pode experimentar um soufflé de bacalhau com espinafres.

Sobremesa: rabanadas no forno

Não resisto ao bacalhau e também não resisto às rabanadas! Uma opção mais saudável são as rabanadas no forno, porque reduz a quantidade de gordura necessária. Pessoalmente não polvilho açúcar nas rabanadas, pois prefiro juntar uma calda de açúcar e canela. Este ano, vou tentar fazer a calda com açúcar light ou com adoçante (vou experimentar com stevia, desejem-me sorte!). Se não gostar da receita e preferir fritar, então não se esqueça de escorrer bem o óleo!

Almoço de Natal: peru assado no forno

O tradicional peru não precisa de ser um prato muito calórico. Para começar, o peru é uma carne magra. E, usando as ervas aromáticas (sugiro o tomilho e o alho), também não precisa de muito sal. A nutricionista recomenda usar azeite extra virgem para cozinhar e acompanhar com salteado de legumes, embora não resista a fazer também algumas batatinhas assadas!

Doces: arroz doce/ aletria saudável

Por mais que queiramos resistir, nós somos meros humanos… Nos doces, a Plataforma Contra a Obesidade da DGS recomenda a aletria e o arroz doce, pois “são feitos à base de leite e ovos, ricos em proteínas de alto valor biológico”. Noutros fóruns, os especialistas nutricionistas do Porto também sugeriram substituir o leite por leite magro, de forma a reduzir a gordura. Os leites vegetais são outra opção mas, como muitas vezes são feitos à base de soja e amêndoa, acabam por aumentar os hidratos de carbono.

Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares