O sucesso escolar dos nossos filhos depende de nós


Estamos no fim do primeiro período. Como todos os anos, tentei o velho de truque de dizer aos meus filhos “portem-se bem na escola se querem ter prendas no Natal”. No fundo, sei que o sucesso escolar dos meus filhos depende muito de mim e da forma como se organizam para estudar em casa. Mas este ano, além da “chantagem natalícia”, adoptei outros métodos.

O meu maior objectivo é fazer com que os meus filhos sejam pessoas bem-sucedidas na vida, que possam dedicar-se àquilo que mais gostam - “do something you like and you’ll never have to work a day in your life” (faz algo de que gostares e nunca terás que trabalhar um único dia na vida), não é o que dizem? Mas isso depende do sucesso escolar que tiverem, que por sua vez depende dos métodos e hábitos de estudo que desenvolverem.

Felizmente, apercebi-me que é (quase) tudo uma questão de organizar o estudo em casa. Depois de saírem da escola, tento que estudem uma ou duas horas por dia, que é o suficiente para terem a matéria em dia e consolidar o aprenderam em casa. Se tiverem um teste surpresa amanhã, quero que estejam prontos. No Verão, quando chegarem os exames, quero que só tenham que rever a matéria.

Claro que a escola não é tão cor-de-rosa assim. Há bons e maus professores, e alguns maus professores podem ter um impacto enorme na vida dos nossos filhos. Foi o que aconteceu este ano, quando a professora de matemática mudou. A matemática é daquelas disciplinas em que nunca mais se recupera: quem não aprendeu multiplicar fracções, nunca vai saber resolver equações e por aí adiante.

Talvez por isso, as explicações de matemática são as mais procuradas no website da Fixando. Sim, além de diversos serviços para casa, também podem encontrar aulas com professores da vossa zona de residência ou mesmo online, que é sempre uma forma de organizar o estudo em casa. Eu, por uma questão de organização pessoal, preferi procurar uma explicadora perto de nossa casa. Os miúdos até podem ir a pé.

Se estão na mesma situação do que eu - independentemente de ser ano de exame ou não - lembrem-se que devemos dar aos nossos filhos tudo o que estiver ao nosso alcance para terem sucesso escolar. Recomendo começar por organizar o estudo em casa, mas não hesitem em procurar ajuda de outros professores quando a escola estiver a falhar. Ainda há um segundo e um terceiro períodos para recuperar.

Comentários

Mensagens populares