Intolerâncias alimentares: quando ir à consulta de nutricionismo?



Quando vamos ao supermercado, é cada vez mais comum ver produtos “sem lactose”, “sem glúten” ou com avisos como “contém ovos”. Isto significa que quem sofre e intolerâncias alimentares tem cada vez mais alimentos ao seu dispor, mas muitos recorrem à consulta de nutricionismo para saber o que devem ou não comer.

O que são intolerâncias alimentares?

Dizemos que alguém tem uma intolerância alimentar quando não consegue digerir um determinado alimento ou substância. Ou seja, alguém intolerância à lactose (o “açúcar” do leite) não digere completamente a lactose e deve evitar leite e derivados. Os intolerantes ao glúten devem evitar os cereais com glúten (trigo, centeio, aveia, cevada, kamut, espelta, bulgur). Num sentido mais amplo, podemos também falar das alergias, nomeadamente das alergias aos frutos secos.


Porquê procurar os serviços de um nutricionista

Dois dos maiores problemas para os intolerantes à lactose ou ao glúten são fazer uma dieta variada e encontrar boa opções quando estão fora de casa. Isto porque, na dieta mediterrânica, tanto a lactose como o glúten estão presentes na maioria dos alimentos que ingerimos. Recorrer à consulta de nutricionismo é uma maneira de perceber melhor o que pode ou não comer. A partir daqui, de certeza que consegue ser mais criativo na cozinha!

Outra das vantagens das sessões de nutricionismo é que, provavelmente, o nutricionista conhece mais alternativas aos alimentos que não pode comer. De certeza que aprenderá receitas novas e que o nutricionista vai dar dicas que tornarão o seu dia a dia mais fácil. E, nesse sentido, o nutricionismo não só é vantajoso para quem tem a intolerância alimentar, como para todos que com ele convivem diariamente. Se o seu filho é celíaco, por exemplo, tem tudo a ganhar com algumas consultas.

Em suma, deve procurar os serviços de um nutricionista sempre que sinta que está a ter dificuldades em lidar com a sua intolerância alimentar. É importante ter uma dieta variada e não comer todos os dias a mesma coisa, por isso comece já a agendar as próximas sessões de nutricionismo com um nutricionista em Lisboa, no Porto e noutras cidades com clínicas de nutricionismo.



Comentários

Mensagens populares